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Campaign Management
O email marketing é uma estratégia do Marketing Digital, que se baseia no envio de emails para um determinado público.
O que é email marketing?

O email marketing é uma estratégia do Marketing Digital, que se baseia no envio de emails para um determinado público, seja ele proveniente de uma base de contactos de clientes, ou leads gerados por meio de outras estratégias. Esse contacto via email, pode ser feito a partir de uma segmentação dos contactos em conjunto com o uso de ferramentas de automação, capazes de acelerar o processo de personalização das mensagens.

Atualmente

as redes sociais têm ganhado maior destaque no marketing digital. No entanto, o email marketing também pode ser uma ótima opção para quem reúne uma base de emails e quer aumentar a relevância da sua marca entre esses contactos.

O email marketing tem assim, um grande alcance. O nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos noutros canais. É uma parte essencial das atividades de utilizador de internet. Uma das grandes vantagens deste canal é a previsão do seu alcance. Se selecionarmos alguns endereços de email para enviar a mensagem, todos esses receberão. Um email pode ser feito a partir de templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto. através deste podemos enviar mensagens curtas, incluir links para páginas web, ou contar uma história. O email tem um formato extremamente flexível. Independentemente da ferramenta escolhida, o investimento não será muito alto. Por isso, o email é o canal de marketing digital que tem maior retorno financeiro.

Qual o papel do email marketing na sua estratégia de marketing?

Embora o email marketing seja associado a uma abordagem promocional e comercial, vai muito além dessa estratégia. Serve para manter o contacto regular com as leads e aumentar a possibilidade de passarem a clientes. Promover conteúdos ou produtos e manter o relacionamento com consumidores e clientes trazem diversos benefícios. Partilhar conteúdo relevante é uma mais valia.

Quais os tipos de email que a sua estratégia precisa?

Atualizações da plataforma – este tipo de email é excelente para interagir mais com os leitores. É uma maneira de manter a lista ativa e em contacto com os novos conteúdos partilhados, além de aumentar a possibilidade de geração de leads com os CTA’s. Newsletter – Atualizações mensais ou semanais com os principais posts, notícias da empresa ou do mercado. É importante incluir links para páginas externas de forma a ler mais sobre o assunto. Convites para eventos presenciais ou online – O grande desafio aqui é apresentar o evento de forma clara e apelativa.

Como começar: ferramentas e templates

Para começar, necessitamos de uma ferramenta ou software que realize o envio de emails em massa. Podemos utilizar templates já existentes ou criar um design único. O aconselhável é incluir texto e imagens no email enviado, a simplicidade é a chave para focar a atenção do leitor – seja no conteúdo, no call-to-action, na partilha ou outra ação que queiramos.

Construindo uma lista de emails

O primeiro passo para começar a angariar endereços é adicionar na página web, um espaço para os visitantes registarem os emails para receber comunicações, como newsletters, promoções ou atualizações. Podem ser pedidas outras informações além do email, no momento do cadastro. Uma prática importante, que garante o sucesso de uma estratégia de email marketing, é a segmentação da base de emails. A segmentação permite o envio de mensagens mais personalizadas, impactando diretamente no relacionamento dos leitores. Essa divisão pode ser feita de forma mais generalizada ou mais específica. Podem ser levados em consideração fatores como: localização, idade, ocupação, posição na empresa, compras anteriores, posicionamento no funil de compra. Finalmente, construir uma boa lista de emails envolve dois componentes: conseguir novos contatos e manter os existentes. Para manter os contatos por perto, enviar sempre conteúdos que sejam relevantes.

Dicas para escrever emails incríveis

Rever e editar os emails para evitar tudo o que não é necessário para comunicar a mensagem. Ir direto ao assunto, e evitar distrações. Utilizar a linguagem adequada para o público alvo, determinar o tom, tipo de expressões, etc. Criar uma proximidade nos textos, tratar o leitor pelo nome e falar de uma maneira simples.

Como levar sua estratégia de email marketing para o próximo nível?

O passo mais importante para que possamos alcançar melhores resultados é estabelecer um plano de ação.Vai ajudar a definir uma periodicidade de envio de emails, assim como determinar quais os tipos de email enviar e para quem. Um bom planeamento de email marketing é composto por 5 etapas básicas:

  • Definir público-alvo
  • Determinar qual o conteúdo que vai ser enviado
  • Estabelecer a frequência de envios
  • Definir os objetivos de cada campanha, assim como quais as métricas a acompanhar
  • Organizar um calendário de envio