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Data-driven Marketing
O objetivo do data-driven marketing é otimizar os processos e estratégias de marketing para atender às tendências.

Objetivo do Data-driven Marketing

O objetivo do data-driven marketing é otimizar os processos e estratégias de marketing para atender às tendências em mudança e às procuras únicas do público e dos consumidores, para assim alavancar dados e obter uma visão mais profunda do que os clientes desejam.

Os principais benefícios a destacar do data-driven marketing são:

Segmentação dos consumidores certos

Mensagens e conteúdo relevantes

Otimização da experiência do cliente

A era digital e a consequente acumulação de dados surgiu a necessidade de ter uma tecnologia que agrupasse, organizasse e utilizasse todas estas informações. Assim surgiu o Data Management Platform (DMP) com o objetivo de poder analisar toda a informação num só lugar. O aperfeiçoamento em plataformas, tecnologias e dados também ajudam os profissionais de marketing a entender o que são essas novas vertentes e o que não está a dar resultados. Outra tendência é a combinação de dados de first-party e third-party, para melhorar o desempenho do marketing. Firsty-party data é a base que permite o entendimento da relação dos consumidores com a sua empresa, ou seja, são os dados sobre os consumidores que fazem interface direta nos seus canais. Third-party data são os provedores de dados de terceiros. Estes possuem uma enorme quantidade de informações sobre consumidores que não fazem parte da sua jornada. A sua combinação permite dados aprofundados de first-party e dados ampliados de third-party que proporcionam uma análise mais completa do comportamento do utilizador.

Uma pesquisa do “Google com a Econsultancy” revelou 12 estatísticas sobre data driven para um líder de marketing. Vejamos o que está a acontecer neste mercado mundial:
  • Quase 2/3 dos principais profissionais de marketing dizem que os seus executivos valorizam ideias orientadas por dados.
  • Os líderes de marketing são 1.3 vezes mais convencidos que ser direcionado a dados é uma prioridade de CEO do que os profissionais convencionais.
  • Os altos executivos concordam que a eliminação de silos organizacionais é fundamental para expandir o uso de dados e análises na tomada de decisões.
  • Os líderes de marketing são 1.3 vezes mais direcionados a fazerem uma estratégia documentada de dados e análise do que os profissionais convencionais.
  • Quase 7 em cada 10 líderes de marketing dizem que suas empresas usam dados para apoiar a tomada de decisões em todos os níveis.
  • Os líderes de marketing estão 1.5 vezes mais certos de que sua estratégia de dados e análise inclui como eles definem KPIs para mídia do que os profissionais convencionais.
  • Os líderes de marketing estão 1.3 vezes mais convencidos de que sua estratégia de dados e análise define como eles integram dados e tecnologias relacionadas, comparado aos profissionais convencionais.
  • Os líderes de marketing são 1.5 vezes mais certos de que suas organizações têm uma visão clara da jornada dos clientes em canais e dispositivos.
  • Comparado aos profissionais convencionais, os líderes de marketing são 1.5 vezes mais prováveis ​​de terem uma integração entre tecnologia de marketing e publicidade.
  • Os profissionais de marketing dizem que a maior barreira para o uso de informações de dados é a falta de educação e formação em dados e análises.
  • Comparado aos profissionais convencionais, os líderes de marketing são 1.6 vezes mais convencidos de que o acesso aberto a dados leva ao maior desempenho do negócio.
  • Dos comerciantes concordam que a colaboração entre equipas de marketing e análise é essencial para resultados de condução.

Como ter sucesso com esta estratégia?

O data-driven marketing certamente percorreu um longo caminho, apenas medindo o custo por clique e as taxas de rejeição. Agora, os profissionais de marketing têm uma ampla gama de plataformas, tecnologia e fontes de dados para usar, o que os ajuda a direcionar os consumidores certos, melhorar o desempenho de marketing e conceber novas estratégias. A tarefa futura para estes profissionais é familiarizar-se com o que está disponível para eles neste momento ou arriscar em perder no domínio digital para as marcas que possuem uma abordagem mais atualizada do data-driven marketing. O Marketing de Conteúdo, por exemplo, é uma abordagem que se baseia no data-driven marketing e uma ótima maneira de se inserir no mercado digital.

No geral, a chave para se obter sucesso com os esforços de data-driven marketing é planear, testar, analisar, iterar e, em seguida, implementar e dimensionar estes dados de forma adequada, uma vez que tenha sido obtidas informações suficientes para estruturar seu percurso de ação. Além disso, é necessário decidir o que está a ser medido e como se irá alcançar o sucesso. Para isso, a utilização de testes A/B e outras medidas para ver o que funciona melhor e, em seguida, compare os resultados aos seus KPIs originais. Em seguida, implemente e invista em conformidade, tendo o cuidado em analisar novos dados e ajustar os esforços de marketing continuamente.