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E-Commerce
Um e-commerce, ou comércio eletrónico, refere-se aos negócios que estruturam o seu processo de compra e venda na Internet.

O que é o e-commerce e para que serve?

Um e-commerce, ou comércio eletrónico, refere-se aos negócios que estruturam o seu processo de compra e venda na Internet. Assim, todas as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas online. Dessa forma, fica fácil entender que o conceito de e-commerce envolve muito mais do que apenas a criação de um site. Vale a pena destacar que o e-commerce digitaliza integralmente dois processos básicos: venda e atendimento ao cliente. A partir desse trabalho, também abre as portas para outras automatizações, como marketing, controlo de finanças e sotck. Dessa maneira, facilita e agiliza o trabalho de gestão em muitas frentes.

Quais as vantagens e desvantagens do e-commerce?

Em primeiro lugar, os preços costumam ser mais competitivos. Afinal, um e-commerce tem menos custos, pois não inclui aluguer de loja, salário ou comissão de vendedores. Em segundo lugar, porque é mais prático, especialmente para o consumidor que gosta de comparar preços.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Online Consumer Report (2017), as três principais vantagens apontadas pelos consumidores são:

1

Possibilidade de compra a qualquer hora (conveniência)

2
Comparação de preços (preço)
3
Melhores preços (preço)

Tipos de E-commerce

E-commerce B2B vs E-commerce B2C – O e-commerce B2B (Business to Business) é utilizado por empresas cujos principais clientes são outras empresas. O e-commerce B2C, ou Business to Client, é utilizado por empresas que vendem diretamente ao consumidor final. E-commerce em massa vs E-commerce pequenas quantidades – O e-commerce em massa trabalha com venda em grandes quantidades. A principal implicação desta categoria, é a logística de entrega. Devido ao volume, é preciso contar com bons parceiros para o transporte. O E-commerce de pequenas quantidades tipicamente não possui grande stock de produtos, pois trabalha com vendas em pequena quantidade, provenientes de uma loja física, onde a falta de stock será imediatamente constatada e informada ao cliente.

E-commerce de produtos físicos vs E-commerce de produtos digitais – O E-commerce de produtos digitais é aquele que vende ou aluga, essencialmente, conteúdo e informação. Em comparação com o e-commerce de produtos físicos, essa categoria supera muitos problemas. Stock e logística, por exemplo, são completamente eliminados do fluxo de trabalho. Não há limites para o que pode vender e não existe “entrega”, no sentido formal.

como criar um e-commerce em 5 passos

1

Criar um site –  É indispensável uma boa organização dos produtos, usando categorias e subcategorias fáceis de entender. Garantir que o cliente consiga encontrar o que deseja rapidamente.

2

Escolher um bom servidor – Isso evitará problemas típicos de um e-commerce, como demora no carregamento de páginas ou o site ir abaixo quando muitas pessoas tentam aceder ao mesmo tempo.

3

Planear o modo de pagamento – É necessário ser extremamente seguro, já que os clientes vão colocar os dados pessoais e bancários nesse sistema. Entre as opções disponíveis, temos a criação de um sistema direto, como a utilização direta do cartão, ou o sistema indireto onde o pagamento é feito através de uma terceira parte como o PayPal por exemplo.

4

Fazer boa gestão de stock e logística de entrega – Para ter sucesso, é preciso saber estimar bem a procura dos produtos, e alinhar com a oferta. Além disso, ter boas opções para o transporte.

5

Organização do atendimento ao cliente – é indispensável ter canais para a comunicação com os clientes, para receber feedback.

Métricas do E-commerce

Existem inúmeras métricas dentro de uma empresa e seria impossível acompanhar todas elas. Por isso, é necessário selecionar as mais relevantes. Métricas como o tráfego do site, identificação de visitantes únicos vs recorrentes, fontes de tráfego, taxa de conversão, quantidade e qualidade das avaliações, abandono do carrinho, tempo médio de resposta e competitividade de preços, são aquelas que consideramos mais relevantes.

Quais as melhores estratégias de marketing para e-commerce

Fazer uma boa segmentação dos clientes é indispensável. Essa segmentação será feita com base em informações do perfil individual – como género ou idade, por exemplo – mas, também, com base em informações angariadas a partir da interação do utilizador com a própria loja virtual. Apostar em marketing de conteúdo é outra estratégia de alto potencial para alavancar um e-commerce. Para isso é necessário definir o público alvo, definir pontos de interesse e estabelecer uma calendarização de publicações ou envios. Outra estratégia típica do e-commerce é colocar, na página dos produtos, opções para o utilizador comprar mais, e com isto aumentar o valor médio que um cliente gasta por compra. Por fim, a fidelização clientes é uma estratégia para o consumidor voltar mais vezes e comprar de novo.