Os 4 Ps do Marketing fazem parte de um conceito que podemos chamar de Mix de Marketing. Estes são os pilares básicos de qualquer estratégia de uma empresa: produto, preço, distribuição e promoção. Devem ser usados articuladamente de forma a possibilitarem a disponibilização de um produto com as características desejadas pelos consumidores.
A política de produto relaciona-se com o que se quer oferecer ao cliente, compreendendo características técnicas, qualidade, marca, embalagem, inovação, entre outros. O preço é uma variável que se refere à definição do custo e das suas condições (descontos, saldos, mensalidades, leilões, etc.). Deverão ser analisadas questões como a estrutura de custos, a concorrência e a procura. Aqui decide-se o quanto vai custar ao cliente. Pela distribuição entende-se os canais utilizados para disponibilizar o produto. A distribuição considera os locais onde vender o produto, os distribuidores e transportadores a usar e o armazenamento, por exemplo. Assim, a distribuição é a forma de chegar ao cliente. A promoção corresponde à divulgação do produto. Podem-se usar estratégias de divulgação online ou offline, como anúncios, rádio, etc. É o como ser visível ao cliente.
A lógica para os 4Ps é definir o produto, onde os encontrar, quanto custará e como se fará chegar com o potencial cliente.
Este conceito foi criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido pelo grande professor de marketing, Philip Kotler. O que se pretendia com a definição destes quatro grandes pilares seria mostrar porque algumas marcas são mais caras que outras, porque algumas vendem mais do que outras e porque algumas são melhor promovidas do que outras. A lógica para os 4Ps é definir o produto, onde os encontrar, quanto custará e como se fará chegar com o potencial cliente. Depois de Kotler e McCarthy, ouvimos muitos comentários sobre novos Ps que deveriam ser adicionados, principalmente quando se pensa que o mundo está cada vez mais conectado e exigente.
Aos 4Ps do Marketing anteriores adicionam-se pessoas, processos, posicionamento e performance.
Por pessoas entende-se onde divulgar a marca e como ela chegará ao seu público alvo. Isso depende de marketing, claro, mas principalmente do estudo sobre o comportamento desse público que se quer atingir. É importante ainda o atendimento, atender bem é receber bem, ouvir as necessidades e encontrar a melhor solução para elas. Portanto, haver preocupação com as pessoas é fundamental para um negócio. Contratar bem, treinar, capacitar, motivar e direcionar os esforços para os clientes.
Relativamente ao processo ele representa todos os fluxos de trabalho, procedimentos e metodologias que devem ser utilizadas pela empresa. Alguns aspetos a ter em atenção prendem-se com a concretização da melhor experiência de utilizador para o cliente.Internamente, relaciona-se com o responsável pelo que fazer, quando fazer e como realizar cada uma das tarefas. O entendimento do processo é necessário para atingir um nível de padronização necessário nas entregas, internas e externas, de qualquer empresa.
O posicionamento diz respeito a observar o ambiente onde o serviço é prestado ou o produto vendido. É a forma como a empresa vai interagir com a comunidade. A performance é conhecida também como produtividade e qualidade. Aqui fala-se sobre o sucesso que a empresa está ou não a conseguir face ao mercado. Como primeiro passo é importante definir KPIs (key performance indicators) que são os indicadores chaves que a empresa deve procurar mensurar ao longo de cada ciclo (seja diário, mensal, trimestral etc).
quando e onde pensar nos 8 P’s?
Em caso de abertura ou ajustes num negócio ou empresa, este trabalho deverá passar pela definição de algumas premissas básicas para o sucesso do empreendimento. Essas premissas passam por informações financeiras, humanas e de marketing.
Definir os 8 P’s é planear o negócio e, principalmente, tudo o que se relaciona com o produto ou serviço prestado.
Contudo, depois de decidido deve ser colocado em prática e mensurado para perceber se o previsto está de facto a ser realizado, e desta forma continuar o mesmo caminho ou se faz alguma modificação.
Em tempos de redes sociais e blogs, é muito importante acompanhar as tendências desse mercado, mas o mais importante é ter claro como fazer a comunicação específica do produto ou serviço: o tom a usar, as redes sociais a usar, os conteúdos a escrever e como tratar os leads e clientes.