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Redes Sociais No Marketing Digital
As redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si.

As redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si. Com a Internet o conceito foi ampliado inclusive com a criação das mídias sociais. Antes de representar tudo o que conhecemos hoje, redes sociais significava simplesmente um grupo de pessoas relacionadas entre si.

Desde grupos de amigos (faculdade ou trabalho) até à família, são conjuntos de pessoas com quem é criada uma rede social que cada um de nós tem. Afinal, a principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual, seja para construir novas conexões sociais ou apenas manter já existentes. É importante clarificar a diferença entre redes sociais e social media. Redes sociais

são então os grupos de conexões e relacionamentos que temos com outras pessoas. Já as mídias sociais são plataformas que garantem que isso aconteça. Ambas podem servir como plataformas para que mantenhamos as redes de relacionamento, no entanto, as redes sociais têm esse como a sua principal característica e estão dentro do que classificamos como mídias sociais.

Já as social media são plataformas que tem como sua principal função a partilha em massa de conteúdo e transmissão de informações, como blogs, site e até mesmo o Youtube.

Como montar uma estratégia de redes sociais

As social media e redes sociais mais importantes do mundo são as seguintes: Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Twitter, WhatsApp, Pinterest e Snapchat. Entre tantas opções, pode ser difícil perceber como e qual ou quais rede social escolher para a empresa. Propõe-se alguns passos essenciais para ser mais certeiro nestas escolhas:

Estude cada rede social

Pesquisar e ler links sugeridos, ebooks e procurar por outras referências. Desta forma consegue-se entender as funcionalidades de cada plataforma, como investir nela e quais as suas características que serão mais adequados conforme os objetivos do investimento em mídias sociais.

Conheça a sua persona

Será importante responder às seguintes questões: Quem é seu público? Quais são os seus hábitos online? Em quais mídias sociais eles estão presentes? Como utilizam essas redes? A persona é o guia da estratégia, e cada informação sobre elas é um insight importantíssimo.

Analise sua concorrência

É relevante saber sobre o concorrente: Em que redes sociais estão? Fazem um bom trabalho? A intenção aqui é fazer uma análise crítica da presença de outras marcas, e claro, sempre tentar fazer melhor e se diferenciar do que já existe.

Pense na logística

Valerá pouco criar uma rede social se não estiver ativa e com material com qualidade. Os esforços devem ser geridos e focados naquilo que se consegue fazer bem. É necessário ter em conta várias outras variáveis para escolher a rede social que mais vai trazer resultados para a empresa. Mas os passos abaixo serão essenciais:

Conteúdo e redes sociais:

Produção de imagens específicas com a palavra-chave certa;

Atualização do título dos posts para redes sociais de maneira a cativar a atenção;

Planear uma descrição atrativa que aparecerá como descrição do post, servindo para preparar e atrair o leitor para o conteúdo.

Calendário editorial

Escolha o formato que funciona

Pense novamente em sua persona

Utilize sua criatividade

Faça mudanças quando necessário

O que fazer no momento de publicação
Oportunidades de negócios

Como fazer anúncios nas redes sociais?

Sabe-se que as redes sociais possuem algoritmos e que por vezes podem ser traiçoeiros. Nesse cenário, os anúncios ganham muita força e são uma das principais maneiras de contornar os algoritmos e conseguir atingir mais pessoas.

Facebook Ads

Amplia as oportunidades das páginas empresariais na rede social, pois possibilita funções avançadas de mensuração e segmentação dos anúncios.

Instagram Ads

Totalmente integrado com o Facebook, os anúncios do Facebook aparecem também no Instagram. Os anúncios para Instagram são importantes principalmente pela possibilidade de se destacar entre tantas postagens de um número cada vez maior de utilizadores da plataforma.

Linkedin Ads

Os anúncios podem aparecer de formas diferentes no feed. Podendo estar entre as publicações normais com uma tag de patrocinado, no topo da página ou nas laterais como sugeridos.

Youtube Ads

Existem diversos tipos de anúncios dentro do Youtube que não prejudicam a experiência do utilizador e são ótimos para aumentar a visibilidade da sua marca.

Twitter Ads

Apresenta diversas funcionalidades que podem ajudar o perfil da sua empresa a garantir mais seguidores e visibilidade.

Os mais comuns são os tweets patrocinados que aparecem em meio a nossos feeds e os trending topics promovidos que chama a atenção para alguma campanha ou um evento específico.

Como realizar o monitorização de redes sociais?

Quase só depois de premir o ‘enviar’ é que se dá o começo do trabalho. É necessária uma atenção constante ao que acontece nas redes sociais, inclusivamente aos seguintes pontos:

  • Comentários
  • Menções
  • Avaliações
  • Chat (possíveis dúvidas de clientes)
Quais as métricas de redes sociais?

As métricas que se deve acompanhar para garantir sucesso são as seguintes:

  • Alcance
  • Tráfego
  • Engagement
  • Crescimento do canal
Quais as melhores ferramentas para redes sociais?

Listam-se aquelas que foram as top 6 ferramentas de redes sociais , de acordo com a pesquisa Marketing Tools LatAm 2019:

  • mLabs
  • Hootsuite
  • Hubspot
  • Buffer
  • TweetDeck
  • Socialbakers