É uma otimização para os motores de busca, isto é, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos search engines a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.
A psicologia da busca gira em torno do utilizador, ou seja, as suas necessidades, a sua forma de buscar por respostas, os resultados que ele espera ao buscar algo, são alguns exemplos.
Como funciona o Google?
É fundamental entender como o Google funciona para elaborar uma estratégia eficiente de SEO. As buscas neste mecanismo são divididas em dois grupos: resultados orgânicos (gratuitos) e resultados pagos. Os resultados pagos aparecem no topo da página, sinalizados por uma marcação verde com o texto “Ad” ou “anúncio”. Abaixo desses resultados pagos encontram-se os orgânico. Esses sites das primeiras posições de busca são definidos pelos robôs do Google de acordo com o nível de relevância e autoridade que apresentam — sempre focando na qualidade de experiência do utilizador.
Como chegar ao topo da página?
Existem vários fatores que levarão ao topo da página de buscas, sendo que os fatores on page são aqueles que devem ser trabalhados dentro do próprio site ou página, e são fundamentais para que os mecanismos de busca percebam que seu conteúdo está relacionado aos termos buscados pelos utilizadores.
A qualidade do conteúdo é outro fator, sendo que existem dois fatores principais para o rankeamento no Google: link building e a qualidade do conteúdo. Um outro fator é o tamanho do conteúdo.
Outro fator destacado é o title tag. É o título interno do blog, aquele que o leitor verá quando já tiver acesso ao conteúdo.
O SEO Title é o título que aparece nas SERPs. A sua função é levar o leitor até o seu conteúdo.
OS URLs são um fator importante pois quanto mais amigável ela for, mais fácil para os leitores clicarem e serem direcionados para a sua página.
As headings são fundamentais para identificar a prioridade dos conteúdos existentes na página.
Como planear e executar uma estratégia de SEO?
Passo 1: Pesquisa de palavras-chave: este passo é muito importante, caso contrário o conteúdo possivelmente nunca alcançará os resultados esperados.
Passo 2: Análise da página de resultados do Google para a palavra-chave principal: neste passo pretende-se entender a concorrência para que possamos entrar na luta para ganhar.
Passo 3: Análise dos concorrentes: Colocando as seguintes questões sobre os 10 primeiros resultados é possível obter uma maior preparação para iniciar um planeamento SEO:
Erros on page:
- Há muitos erros on page?
- A URL é amigável?
- Usam corretamente a Title Tag e a Meta Description?
- O que é que a concorrência está a deixar de fazer?
Conteúdo:
- Utilizam a palavra-chave corretamente ao longo do conteúdo?
- É um conteúdo estático ou dinâmico?
- Atualizam com certa frequência?
- Qual tipo de conteúdo eles não utilizam? (Ex.: vídeos, infográficos etc.)
Redes Sociais:
- Têm muitas partilhas?
- São ativos nas redes sociais?
- O site tem botões de partilhar?
Links:
- Qual é a principal fonte de aquisição de links?
- Eu também consigo aproveitar essa fonte?
- Eles utilizam táticas pelas quais podem ser punidos?