Scroll Top
User Centered Design
O mundo quer agilidade e excelência. Ter um interface agradável é obrigatório. A forma, ou visual passou a ser, cada vez mais, um requisito básico e não um fator diferenciador.

O mundo quer agilidade e excelência. Ter um interface agradável é obrigatório. A forma, ou visual passou a ser, cada vez mais, um requisito básico e não um fator diferenciador. É a resposta em tempo real, a atenção e boa prestação de um serviço que faz questão de pensar no utilizador, que torna o produto num sucesso.

A experiência do utilizador abrange uma série de aspectos abstratos da interação humano-computador. O objetivo é que as respostas sejam mais adaptadas aos utilizadores, do ponto de vista emocional e psicológico ou, simplesmente mais humanas. UX exige uma série de conhecimentos como aspectos comportamentais, pesquisa, entrevistas, análises, esboços, validações, desenhos, protótipos, modelos mentais e acompanhamento. A tarefa do UX Designer é representar o utilizador no processo de desenvolvimento de um produto, é trazer a visão dos utilizadores (ou potenciais utilizadores) do software. Sempre com o objetivo de simplificar os processos e tarefas para que o software fique cada vez mais à imagem dos utilizadores e do negócio.

O processo de desenvolvimento é interativo e exige repetições em ciclos com avaliações constantes. Ao prezar a qualidade e satisfação dos clientes, investimos numa equipa de usabilidade.

UX Design é uma das profissões mais requisitadas no mercado. Uma equipa de UX pode ser formada por profissionais de muitas áreas distintas. Por lidar diretamente com expectativas em relação ao software, o profissional ou equipa de UX tem de atuar do principio ao fim do projeto, com funções distintas em cada momento.

Em que etapa do projeto o UX Designer aparece?

  • No início do projeto
  • Pode contribuir com a identificação dos requisitos, fazendo entrevistas, pesquisas, utilização de técnicas, análises de backlog e outros documentos e materiais que possam ajudar a entender melhor o negócio, o contexto e os utilizadores.
  • Durante o desenvolvimento
  • Numa etapa posterior, com as capacidades de arquitetura de informação e design de interação, vai auxiliar os programadores a definir comportamentos para os componentes, padrões visuais  com elementos e fluxos de uso coerentes e bem organizados.
  • Na entrega
  • A entrega do produto exigirá uma análise e avaliação dos padrões adotados, teste de usabilidade e pesquisas de feedback.